vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Seg Abr 21, 2014 9:15 am

Responder  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Transplante de ABS e TC, VCD97 -> Challenge/01 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Transplante de ABS e TC, VCD97 -> Challenge/01
Olá Sr.s,

resumindo: eu tenho um Challenge 2001 sem ABS e tenho VCD 97 com ABS, quero passar o ABS pro Challenge. O que vocês acham? É possível? É muito difícil? Eu imagino que os sistemas de ABS e TC tenham bastante em comum, então eu já pensei em passar os dois pro Challenge, mas o primordial pra mim é o ABS.

Onde eu acho os esquemas desses sistemas? Alguém conhece algum lugar em Curitiba que talvez faça esse serviço?

Agora a versão longa da história para quem se interessar: Eu tenho um VCD 97 e estava querendo vender, porém ainda tem algumas coisas pra fazer e eu estou arrumando aos poucos, tanto pra ficar mais fácil de vender quanto pra dar uma valorizada.

Só que aí, acabei encontrando por acaso um Vectra Challenge 2001 para vender, particular, uma diretora de empresa onde eu trabalho, segunda dona, carro de mulher, com procedência e impecável. A mulher ganhou um carro zero do marido e estava vendendo esse. Um achado raríssimo desses e ainda mais um challenge que eu sempre quis, eu não podia deixar passar a oportunidade =D. Como era de particular e não tinha como eu colocar o VCD na troca, eu acabei comprando esse e ficando com o dois por enquanto, até eu vender o VCD.

Porém, infelizmente, o Challenge não tem ABC nem TC, e acho que isso é até bem comum nos Challenges 2001 pelo que eu li por aqui. Como agora por enquanto eu estou com os dois carros, tive a brilhante :D idéia de transplantar o ABC/TC do VCD pro Challenge. Mas ainda não estava convencido se valia a pena, a mão de obra, o risco, a dor de cabeça, etc...

Pois bem, ontem a noite eu estava voltando para casa com o VCD e um celta com as luzes apagadas me cruza a preferencial... FDP... O fato é que eu não bati por causa do ABS, com certeza, pois foi coisa de centímetros, além de eu não ter perdido o controle do carro durante a freada enquanto desviava do outro. Com certeza sem ABS e no susto alí eu teria arrastado pneu, não conseguiria desviar e teria arrastado aquele celta junto...

Esse último episódio me motivou mais ainda a prosseguir com a idéia do transplante... O problema agora é como... =P

Seg Jun 15, 2009 3:17 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem Re: Transplante de ABS e TC, VCD97 -> Challenge/01
Não tenho a mínima ideia de como se faz, mas parece interessante e poderá ajudar muita gente. Mas uma coisa posso falar, é extremamente útil o ABS, sei por que já precisei usar algumas vezes.

Boa sorte na procura.

Ter Jun 16, 2009 12:50 am
Vectra Clube

Precisa ser um cara que gosta de "meter a cara pra apanhar" e ter bastante tempo livre pra fazer isso!
Mas vamos lá. Eu nunca fiz, mas tenho uma boa idéia do que é necessário.

Voce vai ter que trocar as duas homocinéticas (é mais fácil trocar os semi-eixos inteiros) do VCD com o Challenge.
Isso acontece porque as homocinéticas do VCD tem a roda fônica dos sensores de velocidade dianteiros do ABS, o Challenge não tem.

Voce vai ter que trocar os 2 cubos traseiros inteiros do VCD com o Challenge.
Isso acontece porque os cubos traseiros do VCD tem os sensores de velocidade traseiros do ABS, o Challenge não tem.

Voce vai precisar tirar os sensores de ABS dianteiros do VCD e instalar no Challenge.
Aí começam os problemas: chicotes. Siga os conectores dos sensores de ABS dianteiros e veja como eles "caminham" pelo carro até chegarem no módulo do ABS. Remova este chicote e instale no Challenge.
Agora voce vai sofrer: faça o mesmo com o chicote dos sensores de ABS traseiros. Esse chicote passa pela "calha de plástico" que fica na lateral interna esquerda inferior, logo abaixo das portas esquerdas (dianteira e traseira). Tem um pacote enorme de fios neste chicote, e voce tem que separar aqueles fios que são dos sensores de ABS traseiros.

Agora, quando voce achava que a coisa ia bem, a casa vai cair: o ABS é responsável por medir a velocidade do carro e informar à ECU e ao painel. No Challenge e no GLS, por não terem ABS, há um módulo na caixa de relés (perto do hidrovácuo) que faz isso. Voce tem que remover este módulo (é bem compacto) e refazer as ligações de forma tal que agora o sinal de velocidade venha do ABS.

Fora isso há fios do painel (lâmpada do ABS, lâmpada do TC, botão do TC) que devem ser instalados e montados no conector do ABS.
O cilindro-mestre também deve ser trocado. Aí sim o módulo do ABS pode ser instalado, removendo-se alguns tubos de conexão de freio, que eram ligados no cilindro-mestre.
Para concluir, o módulo do ABS precisa ser alimentado. Isto é feito com fios que vão dele à caixa de fusíveis. Há 1 fusível só pro ABS.

Ou seja, mecanicamente não é lá muito complicado, mas a parte elétrica da coisa é um porre.
Depois dessa, tem certeza de que quer enfrentar mesmo?
E o coitado do VCD vai mesmo ficar sem ABS? Porque?

Ter Jun 16, 2009 3:30 am
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

Parabéns pela explicaçao.
Perfeita e rica em detalhes.
Creio que você realmente não tenha esquecido de nada.
É muito mais recomendável vender o carro sem ABS e comprar um com.
Fica tudo original.

http://reidoabs.com.br

http://transporte-veiculo.mercadolivre. ... -marea-_JM

Vectra cd 04 2.2 auto e Audi A6 2.8 TIP

Ter Jun 16, 2009 10:42 pm
Vectra Clube

Olá, tenho um VGLS 99, e já pensava na possibilidade de ter ABs nele. Por isso me interessei no seu tópico.

Mas, depois dessa brilhante :palmas: explicação do cht_power, já desisti :cry: , o melhor mesmo é mais prá frente trocar meu VGLS, por um VECTRA que tenha ABS!!!

Ter Jun 16, 2009 11:22 pm
Vectra Clube

sam escreveu:
Creio que você realmente não tenha esquecido de nada.
É muito mais recomendável vender o carro sem ABS e comprar um com.
Fica tudo original.

Eu gosto de adaptações, modificações, e coisas que acrescentem funcionalidades e desempenho ao carro.
Mas uma modificação dessas eu pensaria MUITO se deve mesmo ser feita.
Não só pelo trabalho, mas porque, além dele ter que desmontar os 2 carros dele pra fazer isso, vai sobrar um Vectra CD sem ABS!!!
E depois pra vender isso, como fica? Vende e fica quieto, até que o comprador se dê conta de que não há ABS (e o pior, nem sequer há conserto)?
Eu hein! Acho complicado isso. Normalmente, sabe quando se percebe que o ABS não está presente? Quando voce mais precisava dele e dá aqueeeeela travada de rodas, seguido de uma bela porrada frontal, possivelmente resultando numa PT no carro.
Como eu acho que nenhum Vectra merece isso, se o cara realmente gosta muito do Challenge dele e pretende ficar com o carro por bastante tempo, eu compraria todas as peças que eu listei num desmanche, e aí sim partiria pra "meter as caras".

No final das contas, tudo isso me lembra de um vídeo onde o cara comentava sobre vários assuntos, mas interrompia a apresentação várias vezes dizendo "crianças, não façam isso!" :lol:

Qua Jun 17, 2009 4:56 am
Vectra Clube

racsod escreveu:
Olá, tenho um VGLS 99, e já pensava na possibilidade de ter ABs nele. Por isso me interessei no seu tópico.

Mas, depois dessa brilhante :palmas: explicação do cht_power, já desisti :cry: , o melhor mesmo é mais prá frente trocar meu VGLS, por um VECTRA que tenha ABS!!!

Cara, quer ver outro tipo de adaptação que ainda não perguntaram (ou não vi), mas acho que é similarmente interessante e complicada?
Instalar airbag duplo em Vectra que saiu sem airbag (seja GL, GLS ou CD). E pior, aproveitar para acrescentar os controles de som no volante.
Isso é penoso!
Essas diferenças entre os 3 tipos de ABS que equiparam o Vectra (do GLS, do CD e do CD com TC), e o sistema de airbag e de piloto automático eu só consegui entender com o esquema elétrico completo.

Aliás, queria aproveitar para agradecer ao cara que me mandou o esquema elétrico completo do Vectra B. Infelizmente não tenho mais o e-mail original que ele me mandou, então não consegui identificar quem foi que me mandou. Mas pode ter certeza de que está sendo MUITO útil! :palmas:

Qua Jun 17, 2009 5:07 am
Vectra Clube

Legal cht_power! Já vi que vc é um cara bem plugado com os esquemas do VECTRA, isso é muito bom. Eu não tenho essa qualiudade mas, se precisar já sei a quem recorrer.

Parabéns!! Valew!!!

Qua Jun 17, 2009 9:52 am
Vectra Clube

cht_power escreveu:
Aliás, queria aproveitar para agradecer ao cara que me mandou o esquema elétrico completo do Vectra B. Infelizmente não tenho mais o e-mail original que ele me mandou, então não consegui identificar quem foi que me mandou. Mas pode ter certeza de que está sendo MUITO útil! :palmas:

Cara, você tem os esquemas?? Tem como mandar ou colocar num desses servidores grátis, tipo rapidshare? Faz um tempão que eu estou atrás desses esquemas, até tem um tópico fixo com o CepChev e o esquemas elétricos, mas os esquemas foram excluídos por inatividade dos servidores (viewtopic.php?f=4&t=11494). Lá tem o manual de serviços também, mas também está com o link quebrado =/

Qua Jun 17, 2009 10:05 am
Vectra Clube

Para quem quer os esquemas, pode baixar pelo Torrent o autodata 3.18.

Ele traz os esquemas segmentados. Não só do vectra, mas de um range enorme de carros. É um software que toda oficina deveria ter.

Não sei como é essa versão que rola aqui pelo site, mas a do autodata, além de colocar os esquemas, explica como tirar os defeitos e testar os componentes.

É o cão chupando manga.

Abraço.

http://reidoabs.com.br

http://transporte-veiculo.mercadolivre. ... -marea-_JM

Vectra cd 04 2.2 auto e Audi A6 2.8 TIP

Qua Jun 17, 2009 10:48 am
Vectra Clube

sam escreveu:
Só pra reforçar, realmente, muito boa, muito obrigado =)

cht_power escreveu:
Mas uma modificação dessas eu pensaria MUITO se deve mesmo ser feita.
Não só pelo trabalho, mas porque, além dele ter que desmontar os 2 carros dele pra fazer isso, vai sobrar um Vectra CD sem ABS!!!
E depois pra vender isso, como fica? Vende e fica quieto, até que o comprador se dê conta de que não há ABS (e o pior, nem sequer há conserto)?
Eu hein! Acho complicado isso. Normalmente, sabe quando se percebe que o ABS não está presente? Quando voce mais precisava dele e dá aqueeeeela travada de rodas, seguido de uma bela porrada frontal, possivelmente resultando numa PT no carro.
Cara, tipo, é phoda deixar o VCD sem ABS mesmo, mas acho pior ainda Eu ficar sem ABS, eu pretendo ficar bastante tempo com esse Challenge e eu não ando exatamente muito devagar, já precisei dele várias vezes, é a minha segurança, e entre optar pela minha segurança e pela da alguém que eu não conheço, eu vou optar pela minha, claro. O que vou fazer quando vender é informar que não tem ABS e torcer pra que quem compre seja um tiozão que ande de boa e precise muito menos de ABS do que eu...

cht_power escreveu:
Como eu acho que nenhum Vectra merece isso, se o cara realmente gosta muito do Challenge dele e pretende ficar com o carro por bastante tempo, eu compraria todas as peças que eu listei num desmanche, e aí sim partiria pra "meter as caras".
Eu também acho que nenhum Vectra merece, inclusive meu Challenge, e entre deixar o meu Challenge sem ABS e o VCD de alguém que eu não conheço, eu tendo a defender o meu, desde que o futuro proprietário esteja consciente e seja algo idôneo. Quanto a comprar as peças e o por no Challenge, no momento eu estou pagando o financiamento dos dois Vectras e ainda tenho um monte de coisas no VCD pra arrumar, não está exatamente "sobrando", e se eu já tenho as peças...

Só não decidi ainda se vale a pena, mas eu realmente não queria ficar sem ABS no Challenge, já não tem Airbag, e toda a vez que eu lembro do todas as vezes que o ABS me foi útil... Díficil abrir mão agora...

E mais uma dúvida:
cht_power escreveu:
O cilindro-mestre também deve ser trocado.
Precisa mesmo trocar? Pq? É possível fazer o transplante sem trocar os cilindros-mestre?

Eu pergunto porque o cilindro-mestre do VCD tá meio f**** e essa p**** é uma nota...

Só um desabafo: pq raios praticamentes todos os Challenges 2001 não tem ABS ??? Eu acho meio inadimissível isso num carro desse tamanho/peso/potência... Ainda mais o Challenge que tem a proposta de ser mais esportivo...

E pra fechar, muito obrigado novamente pela excelente explanação e comentários =)

Qua Jun 17, 2009 11:03 am
Moderador

De uma olhada no Astra Club, na secao de how to´s..

Tem um usuario que colocou ABS no Astra dele. Com certeza sera de grande utilidade pra vc.

VECTRA: você vai entender quando tiver unS

Qua Jun 17, 2009 12:07 pm
Vectra Clube

deStilaDo escreveu:
cht_power escreveu:

Cara, você tem os esquemas?? Tem como mandar ou colocar num desses servidores grátis, tipo rapidshare? Faz um tempão que eu estou atrás desses esquemas, até tem um tópico fixo com o CepChev e o esquemas elétricos, mas os esquemas foram excluídos por inatividade dos servidores (viewtopic.php?f=4&t=11494). Lá tem o manual de serviços também, mas também está com o link quebrado =/

Poxa cara, voce não sabe como eu queria muito o manual de serviços do Vectra B. Isso, junto com o esquema elétrico, ia me ajudar a fazer muita coisa interessante, hehe.
Bom, o esquema elétrico que me passaram eu posso passar adiante sim. É um PDF de 3.3MB, dá pra mandar por e-mail, que foi como me mandaram. Acho mais fácil voce me passar o seu e-mail address que eu mando isso. Aliás, se me passarem uma lista de e-mails de quem estiver interessado, eu mando para todos.
O manual de serviço eu sei que é um arquivo bem grande (uns 100MB), por isso o cara não pôde me passar por e-mail.

Qui Jun 18, 2009 5:14 am
Vectra Clube

racsod escreveu:
Legal cht_power! Já vi que vc é um cara bem plugado com os esquemas do VECTRA, isso é muito bom. Eu não tenho essa qualiudade mas, se precisar já sei a quem recorrer.

Parabéns!! Valew!!!

Tranquilo cara!
Lembro até hoje do dia em que me passaram o esquema elétrico.
Varei a madrugada estudando e entendendo como os trocentos módulos que fazem parte do carro são interligados.
Ainda bem que era de sexta-feira para sábado! :D

Qui Jun 18, 2009 5:17 am
Vectra Clube

sam escreveu:
Para quem quer os esquemas, pode baixar pelo Torrent o autodata 3.18.

Ele traz os esquemas segmentados. Não só do vectra, mas de um range enorme de carros. É um software que toda oficina deveria ter.

Não sei como é essa versão que rola aqui pelo site, mas a do autodata, além de colocar os esquemas, explica como tirar os defeitos e testar os componentes.

É o cão chupando manga.

Abraço.

Grande dica essa do Autodata 3.18! Já comecei a baixá-lo, e está vindo MUITO rápido (300kB/s!!!).
Esse que eu tenho (VECTRA_B_DE.PDF) é uma publicação nacional da GMB. Acredito que em alguns mínimos detalhes possam haver diferenças entre o esquema elétrico do Vectra brasileiro e do Vectra europeu.
Falando nisso, este esquema é de março de 1998, o que pra mim tem um inconveniente: não tem o premium sound, não tem a tecla de abertura das portas no painel, não tem os vidros elétricos com aquela "abridinha" ao se abrir ou fechar as portas, não tem a trava automática das portas acima de 15km/h, não tem o indicador de posição da alavanca de marchas no painel (para modelos automáticos), não tem o indicador de piloto automático ativado no painel, enfim, acho que não esqueci de nenhuma diferença entre o 1998 e o 2002.
Enfim, se quiser este da GMB, me passe seu e-mail address que eu mando.

Qui Jun 18, 2009 5:26 am
Responder   [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo