vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Abr 20, 2014 3:23 pm

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 DUVIDA quando o ventilador nafrente do carro arma ? 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem DUVIDA quando o ventilador nafrente do carro arma ?
Galera eu tenho duvida ... vcs ja devem ter notado que o vecao a tem dois eletroventiladores um dentro do vao do motor e um atras do para-choque ... quando arma esse do para-choque?

Imagem

Dom Jan 11, 2009 5:57 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: DUVIDA quando o ventilador nafrente do carro arma ?
acho,que toda vez que se liga o interruptor do ar condicionado.faça um teste.valeu

Dom Jan 11, 2009 8:32 pm
Vectra Clube

Fabricio vectra gls escreveu:
Galera eu tenho duvida ... vcs ja devem ter notado que o vecao a tem dois eletroventiladores um dentro do vao do motor e um atras do para-choque ... quando arma esse do para-choque?

A ventuinha menor localizada na frente do parachoque do lado do carona, é a ventuinha auxiliar do ar condicionado. Normalmente acionada qndo se liga o ar condicionado atraves do botao do console do carro(No momento que o botao eh acionado eh fechado o circuito de aterramento da ventuinha fazendo ela funcionar). Por fazer com que o carro trabalhe em maior carga qndo está com o ar ligado, a ventuinha serve como um auxilio para principal do radiador(aquela dentro do cofre). Ela tambem faz o refriamento do condensador que fica paraticamente encostado nela ajudando no controle da temperatura do ar. Caso o carro fiquem sem a ventuinha corre-se o risco do sistema de arrefecimento nao funcionar corretamente acarretando dandos ao motor. Essa ventuinha eh cara pra PORRA então fiquem espertos e nao deixem que mecanicos curiosos a estragem e escondam o problema de vcs.

Obs: Caso a ventuinha seja retirada o acionamento do primeiro estágio da ventuinha do radiador pode nao funcionar fazendo com que somente o segundo estagio arme(Estagio de emergencia). Desta forma o carro esquenta ate 98graus sempre ao inves de esquentar ate 92(quando arma o primeiro estagio resfriando até 90). Desta forma o carro estará trabalhando sempre perto de 98 quando deveria estar trabalhando perto de 92.

Qualquer dúvida estámos ae.

Abraço!

Seg Jan 12, 2009 9:41 am
Vectra Clube

Camarada,

Acho q a minha não arma pq toda a vez q ligo o ar a temperatura fica sempre no entorno de 100ºC, quando então entra a ventuinha maior. Dá pra testar a tal ventuinha? Sabe onde fica o relé dela?

Sds,

Orlando

Qua Jan 14, 2009 6:37 am
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Orlando escreveu:
Camarada,

Acho q a minha não arma pq toda a vez q ligo o ar a temperatura fica sempre no entorno de 100ºC, quando então entra a ventuinha maior. Dá pra testar a tal ventuinha? Sabe onde fica o relé dela?

Sds,

Orlando

Orlando eu tinha exatamente o mesmo problema. Só que no meu caso eu simplesmente nao tinha a ventuinha menor (O animal do antigo dono arrancou). Ae a ventuinha do radiador so liga o primeiro estagio usando o caminho do circuito eletrico da ventuinha auxiliar( O aterramento eh feito por esse circuito). Caso ela nao exista , esteja com problemas retendo toda a energiar, oouuuu o rele com problema nao passando corrente para ela, simplesmente o primeiro estagio nao funciona. Para testar os reles, vc vai encontra-los numa caixa dentro do cofre, ao lado do cilindro mestre do freio. Ali se localizam 4 reles. Pergunta. O primeiro estagio funciona qndo o ar esta desligadoo?

abraço.

Qua Jan 14, 2009 9:00 am
Vectra Clube

Cara,

Vc tinha razão, o sistema do ar só liga a ventuinha do motor, mantendo desabilitada a ventuinha do ar (ainda vou ver se está com problema), por isso toda vez que ligo o ar o carro vai a 100ºC. Vou tentar resolver o problema e espero que não seja muito caro, pq como sabemos alguns itens de manutenção da caranga são bem caros.

Valeu pela força,

Orlando

Editado pela última vez por Orlando em Sáb Jan 17, 2009 2:27 pm, em um total de 1 vez.

Qui Jan 15, 2009 8:35 am
Vectra Clube

no meu, os dois trabalham ''juntos'', quando o carro fica quente. não estou muito lembrado, mas parece que depois que a ventuinha do motor liga, essa que seria do radiador do ar condicionado, entra em funcionamento pra auxiliar.

agora, estou com duvida sobre o funcionamento delas depois do carro desligado. no Vectra de voces, a ventuinha continua ligada quando o carro ta quente, mesmo depois de ter desligado?

porque no meu Vectra CD, quando ele está quente e a ventuinha está ligada, se eu desligar ele, ela continua funcionando, mas só se deixar em contato. se tirar a chave, ela para na hora, aí só dando contato de novo pra ela continuar funcionando.

estranho isso, porque no meu ex - pointer (graças a Deus, aquela porcaria não é mais minha) a ventuinha continuava a funcionar mesmo com o carro desligado e sem contato.

no Vectra isso é normal, ou o meu está precisando dar uma verificada nisso?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Qui Jan 15, 2009 9:06 am
Vectra Clube

O normal é as duas trabalharem juntas, mesmo sem ligar o ar condicionado, assim elas tem 2 velocidades, pois no 1º estágio elas estão ligadas em serie uma com a outra, e no 2º estágio estão em paralelo (giram + rápido).

No vectra A a ventoinha só funciona com a chave ligada, a não ser que tenha sido feito alguma mudança no circuito. Já boa parte dos carros a ventoinha continua funcionando mesmo com o carro desligado...

Isso é normal na maioria dos GM´s com ar condicionado.

Abraços!

Qui Jan 15, 2009 12:49 pm
Vectra Clube

ainda bem que é pradrão nos GM mesmo! mas nao há a necessidade de deixar o carro com o contato ligado até a ventuinha desligar não né?

abraço!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Qui Jan 15, 2009 1:51 pm
Vectra Clube

Galera,
Verifiquei a ventuinha do ar e realmente ela tava cheia de linha e plástico e tava travando, mas tinha momento q ela girava e em outros ela travava. Não sei como não queimou. Com custo consegui remover tudo q tava atrapalhando o giro e agora ela gira livremente, mas observei que o carro ainda vai a 100 graus quando o ar tá ligado, nesse momento entra o segundo estágio e a temp cai a 95. Isso é mesmo normal ou a temperatura deve sempre ficar na casa dos 90 a 95?

Sds,

Orlando

Qui Jan 15, 2009 9:15 pm
Vectra Clube

Amigo ... eu to com problemao .... desde quando eui comprei o carro ele nao fuviona o ar condicionado ... e a ventuinha da frente nunca rodou comigo ... o que que eu posso fazer ... tem algun teste que eu posso faszer ?

Imagem

Seg Jan 19, 2009 8:43 pm
Vectra Clube

Tive uma baita dor de cabeça com essa ventuinha!
hehe

O meu chegou a um ponto de só funcionar a do ar condicionado!
Travou a do radiador! xD

Mas reparei que a ventuinha do ar condionado sempre armava depois dos 100º...
Pelo que lino forum, o 1º e 2º estagio é na ventuinha do radiador e o 3º liga o do ar condicionado!

Abraços!

Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann

Seg Jan 19, 2009 10:05 pm
Vectra Clube

Bem colegas do VC eu depois de muuuito pesquisar sobre este assunto por ter este problema com meu vecão, acabei ficando macaco velho neste assunto,
bem primeiramente as ventoinhas tem que funcionar juntas sempre, tanto no primeiro estagio quanto no segundo indiferente mente do ar condicionado estar ligado ou não, a diferença é que quando ligamos o ar elas ligão imediatamente mesmo estando com o carro frio, pois bem depois de sofre muito tempo,trocar agua do radiador, colocar adtivos e etc, eu ja estava desanimado com a temperatura pois estava sempre nos noventa e quase ia pro risco acima dos noventa, quando ligava o ar então nem se fala, bem eu troquei a valvula termostatica que nos vectras geralmente da problema mas nada pensei até em trocar a bomba dagua, um dia me revoltei por que além de não desligar nunca a ventoinha com o carro ligado a maldita temperatura não baixava, mas um mecânico aqui pertinho de casa certo dia me disse, cara vc já vareteou seu rediador?? ai pensei não isso eu ainda não fiz, ai peguei nessa segunda feira e tirei o bichinho fora, bem pra abreviar o cara teve que abrir as duas caixas do radiador e trocar os dois vedantes laterais, o cidadão me trouxe a sugeira que saiu de dentro, se eu não tivesse visto não teria acreditado na quantidade, bem depois de vareteado com vedantes novos e com aditivo na agua pra não ocorrer mais isso de trancar e sujar a agua com ferrugem, montei no lugar e fui dar uma volta com ele pra testar, bem no dia fazia uns 30 graus aqui em chapecó SC, resultado liguei o ar condiciondo arrochei bem o pezão no bichinho e pra minha surpresa a temperatura que antes ia pro risco acima dos 90 graus não passou de 90 o ponteiro ficou encima do risco dos 90 e passou minima coisa nem chegou a sair de cima do risco, sem contar que agora as ventoinhas ligam no primeiro estagio e com o carro parado ficão uns 2 minutos e já desligam com o ponteiro ezatamente entre os 90 e o azul coiza que nunca tinha feito por que a ventoinha sempre ficava ligada depois de acionar, bem pessoal aconselho vcs a fazerem isso em seus radiadores pois no meu caso foi a unica coisa que resolveu e eu já havia tentado de tudo, sem contar que meu amigo que tbm tem um vectra A acontecia exatamente a mesma coisa que comigo e adivinhem, o radiador tbm tava trancado bem estou muuuuito satisfeito com a temperatura do meu vecão agora, então boa sorte a todos mas acreditem é só sugeira em seus radiadores. abraço a todos e postem aqui quando resolverem. :D :D :D

Sex Fev 20, 2009 1:08 am
Vectra Clube

Bom é como Paulo Hod escreveu, e o Juninho tambem, o correto é para as duas ventuinhas ligarem juntas no primeiro estagio com 92 a 93 graus. E no segundo estagio, (rotação maior dos ventiladores) nos 98 graus.
No meu VCD, esta ventuinha auxiliar ja parou de funcionar uma vez. Pedi para averiguar e era o carvão (escova) que havia acabado.
So que para sacar ela o maluco teve que tirar o radiador soltar as mangueiras do ar reservar o gas num aparelho e tirar o condensador do ar condicionado, meu Deus deu muito trabalho.
Dais depois de consertado a ventuinha recolocado no lugar reposto o agas do ar condicionado, voltou a funcionar. isto ja fez um ano e meio, por enquanto esta normal.

Dom Fev 22, 2009 4:16 pm
Recente

Hoje percebi que essa ventoinha da frente, a que não aparece, não ta funcionando. Liguei o ar condicionado e só ligou uma, na dúvida deixei o motor esquentar até acionar a ventoinha mas mesmo assim só ligou uma. Não sei o que pode ser e o pior é que aqui onde moro não tem nenhum mecânico entendido para resolver o problema. :shock:

Valeu!

Seg Abr 13, 2009 12:43 pm
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo